Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,046% 7.826 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Trump nomeia CEO da ExxonMobil como secretário de estado dos EUA

Trump nomeia CEO da ExxonMobil como secretário de estado dos EUA
(Wikimedia Commons)

Executivo não tem experiência diplomática e conta com relações bastante próximas com o governo russo

SÃO PAULO – O Presidente eleito dos EUA Donald Trump escolheu quem ocupará o cargo de Secretário de Estado em sua administração no país, será o CEO (Chief Executive Officer) da Exxon Mobil Rex Tillerson. Nos EUA, o cargo de secretário de estado é responsável principalmente pelas relações com outras nações e, na escala de poder de Washington, só perde para o presidente.

“Eu escolhi um dos verdadeiramente grandes líderes de negócios do mundo, Rex Tillerson, conselheiro e CEO da ExxonMobil para ser secretário de estado”, declarou Trump em um tweet. A nomeação acontece após semanas de muita especulação e vários potenciais candidatos aparecendo.

“Sua tenacidade, experiência e profundo entendimento de geopolítica fazem dele uma ótima escolha para secretário de estado. Ele promoverá estabilidade regional e focará no núcleo dos interesses de segurança nacionais dos EUA”, Trump disse.

O executivo de 64 anos não conta com experiência como governante ou diplomata e passou sua carreira inteira na Exxon. “Estou honrado pela nomeação do presidente eleito Trump e compartilho sua visão e restaurar a credibilidade das relações externas dos EUA e avançar a promoção de nossa segurança nacional”, Tillerson declarou em um comunicado divulgado pela equipe de Trump.

“Precisamos focar em fortalecer nossas alianças, perseguindo interesses nacionais compartilhados e fortalecendo a força, segurança e soberania dos Estados Unidos”, completou. De acordo com relatos, Tillerson teve o apoio de vários pesos-pesados da política dos EUA, incluindo os ex-secretários de estado Condoleezza Rice e James Baker.

Contudo, a nomeação de Tillerson pode passar por alguns problemas, uma vez que ele tem relações muito próximas com o presidente russo Vladmir Putin principalmente por ter lidado extensivamente com o país enquanto CEO da ExxonMobil. O Senador republicano Marco Rubio, que concorreu à nomeação republicana nas eleições de 2016, foi um dos que se mostraram preocupados com a nomeação.

Dê a sua opinião!

1 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.