Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,072% 7.854 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Trump escolhe advogado de Wall Street para regular mercado financeiro

Trump escolhe advogado de Wall Street para regular mercado financeiro
(Shutterstock)

A escolha, segundo o político, foi feita com base em desfazer regulações que “sufocam negócios americanos”

SÃO PAULO – O presidente eleito dos EUA Donald Trump divulgou sua escolha para comandar a SEC (Secutiries and Exchange Comission), entidade equivalente à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) do país. O nome apontado foi o do advogado Jay Clayton, que já defendeu diversas instituições financeiras mo passado.

De acordo com o político, sua escolha foi feita levando em consideração o histórico de Clayton, que conseguirá ajudar a liberar o “poder de criação de empregos” da economia enquanto manterá uma vigilância forte. “Precisamos desfazer muitas das regulações que têm sufocado os negócios americanos e recuperar a vigilância sobre a indústria financeira de uma forma que não ameace trabalhadores americanos”, declarou o presidente eleito.

A SEC é responsável por investigar crimes financeiros, como fraudes, por exemplo, além de garantir que o mercado seja justo para todos os seus participantes. Clayton atualmente está no escritório Sullivan & Cromwell e participou de vários grandes acordos, incluindo o IPO (Initial Public Offering) histórico da chinesa Alibaba.

Em seu currículo no escritório, aparece o apoio do advogado para instituições financeiras em processos contra o governo, sem especificar quais, em acordos referentes a hipotecas tóxicas. Não está claro quais bancos ele representou, mas, desde 2008, vários gigantes do mercado fizeram acordos com o governo sobre esse assunto, incluindo o Deutsche Bank, Goldman Sachs e o JPMorgan.

Clayton superou a concorrência da antiga procuradora federal Debra Wong Yang pelo emprego. Enquanto ela também é uma famosa advogada corporativa, sua reputação como procuradora foi conquistada após derrubar uma violenta gangue que traficava drogas e investigar fraudes financeiras.

Dê a sua opinião!

2 1
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.