Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq 0,126% 7.432 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Para BlackRock, “ascensão dos robôs” pode alimentar mais políticas populistas

Para BlackRock, “ascensão dos robôs” pode alimentar mais políticas populistas

Os avanços da inteligência artificial têm cortado cada vez mais empregos ao redor do mundo

SÃO PAULO – A BlackRock elaborou relatório em que comenta suas previsões para a economia para 2017 e visões para o futuro. Um dos cenários desenhados pela instituição financeira que mais chama atenção é sobre a automatização da produção industrial ao redor do mundo e queda na criação de novas vagas no setor, o que ajuda a acelerar políticas populistas.

Os executivos da companhia pontuam que o número de pessoas empregada no setor nos EUA caiu mais de 30% no período, mesmo que a produção tenha aumentado no mesmo período. Para a BlackRock, essa “ascensão dos robôs” pode ter um impacto ainda maior em outras indústrias, como a financeira, por exemplo.

Os analistas explicam ainda que as empresas produtoras de combustíveis fósseis também podem ser ameaçadas com este avanço da inteligência artificial, uma vez que podem existir novas tecnologias mais eficientes de armazenamento de energia de fontes renováveis.

A instituição financeira pontua que esse movimento não é novo. Durante a primeira revolução industrial, as máquinas substituíram cavalos e trabalhadores têxteis. No entanto, cavalos não votam, mas pessoas sim e o avanço atual da inteligência artificial pode ter fortes reflexos na política mundial, aponta a BlackRock. Isso pode trazer mais candidatos com esse tipo de plataforma ao poder, mas, no entanto, eles não deverão desacelerar os avanços tecnológicos.

Dê a sua opinião!

1 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.