Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,046% 7.826 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Merkel e Trump se encontrarão nesta semana; o que esperar de reunião?

Merkel e Trump se encontrarão nesta semana; o que esperar de reunião?
(Shutterstock)

Ambos os líderes contam com visões geopolíticas bastante diferentes, assim esse primeiro encontro será crucial para entender a nova relação entre a Alemanha e os EUA

SÃO PAULO – O presidente dos EUA Donald Trump e a chanceler da Alemanha Angela Merkel se encontrarão pessoalmente pela primeira vez na próxima terça-feira (14) na Casa Branca e o encontro deve ser um choque entre duas visões de mundo bastante diferentes, aponta o colunista David Marsh do site MarketWatch.

Clique aqui para participar de aula gratuita sobre como investir no exterior de maneira legal e segura!

O colunista aponta que um dos principais focos de discórdia deve ser no tema de migração, uma vez que, enquanto o líder americano propõe a construção de muros na fronteira com o México, a líder alemã presenciou a queda do muro de Berlim e abriu as fronteiras da nação europeia para mais de um milhão de refugiados, em decisão que foi classificada por seu colega como um “erro catastrófico”.

Essa não é a única questão que separa a visão de ambos os governantes. Existem vários outros pontos que podem trazer discordância: Rússia, União Europeia, euro, direitos humanos, protecionismo e déficit americano de comércio com a Alemanha. Enquanto Trump tem um estilo mais impetuoso, Merkel é famosa por seu temperamento mais frio e distante de líderes com os quais teve más relações no passado, como o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

No entanto, a própria chanceler alemã também é famosa por mudar de posições de maneiras bastante surpreendentes, como quando mudou a política de seu país sobre energia nuclear após o desastre em Fukushima, por exemplo. A relação entre ambas as nações já passou por tumultos desde a Segunda Guerra Mundial, mas vinha em uma tendência bastante positiva na administração Obama.

No entanto, mesmo em meio a tensões, o encontro pode acabar sendo bem-sucedido se ambos os líderes conseguirem encontrar pautas em comum. Vale lembrar que Trump tem ascendência alemã, enquanto Merkel nasceu na Alemanha Ocidental e se mudou ainda na infância para a Alemanha Oriental com seu pai.

Quer saber como você pode investir no exterior de maneira legal e segura? Clique aqui para participar de aula gratuita sobre o assunto!

Dê a sua opinião!

1 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.