Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,072% 7.854 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Mercados despencam em Paris e Londres em meio a política conturbada; entenda

Mercados despencam em Paris e Londres em meio a política conturbada; entenda
(Shutterstock)

Em Nova York, os índices futuros também refletem esse mau humor do Velho Continente e apontam para uma abertura fraca

SÃO PAULO – Os mercados começaram essa terça-feira (18) com fortes quedas na Europa, principalmente por conta do cenário político em Londres e em Paris. Nos EUA, os índices futuros também apontam para queda em um dia de resultados de gigantes. Confira, a seguir, a Volta ao Mundo do Arena News.

Quer aprender a investir no exterior? Confira estes dois módulos grátis e faça seus investimentos

EUA
Após uma segunda-feira (17) positiva, os mercados futuros dos EUA apontam para uma abertura em queda neste pregão. Esse recuo vem acompanhado de um forte mau humor no desempenho dos mercados europeus e de um alto nível de tensão geopolítica entre Washington e Pyongyang.

Fora isso, hoje ainda será um dia de bastante foco na temporada de resultados. Divulgarão seus números as gigantes UnitedHealth Group (UNH.N), Johnson & Johnson (JNJ.N), Harley-Davidson (HOG.N), Charles Schwab (SCHW.N), Bank of America (BAC.N) e Goldman Sachs (GS.N).

Vale lembrar que, até agora, os resultados bancários surpreenderam positivamente, com fortes números postados pelo JPMorgan (JPM.N) e pelo Citigroup (C.N). Ainda devem ser destaque neste pregão a United Continental (UAL.N) e o Netflix (NFLX.OQ), que divulgaram seus resultados na noite de ontem, a primeira trazendo números acima do esperado e a segunda abaixo.

Europa
Desempenho muito ruim nos mercados do Velho Continente na volta do feriado de Páscoa. Pela manhã (horário de Brasília), o índice Stoxx 600 caía 0,85%, e, entre os benchmarks nacionais, o destaque de queda fica com o FTSE 100 do Reino Unido, que despencava 1,68%. Na França, o CAC 40 recuava 1,19% e, na Espanha, o IBEX 35 se desvalorizava 0,9%. Já na Alemanha, a oscilação negativa ficava em 0,57%.

Os grandes destaques do mau humor local ficam com o cenário político. Na França, está cada vez mais próximo o primeiro turno do pleito presidencial e, o candidato preferido do mercado neste momento, o centrista Emmanuel Macron, pode ficar de fora da segunda rodada, enquanto enfrenta concorrência forte dos candidatos de extrema-direita Marine Le Pen e de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon. No Reino Unido, a primeira-ministra britânica conservadora Theresa May decidiu adiantar as eleições que aconteceriam em 2020 para junho deste ano – favorita a ganhar, a decisão faz parte de uma estratégia para angariar mais apoio popular em meio ao processo de saída do país da União Europeia.

No cenário corporativo, a joalheria dinamarquesa Pandora (PNDORA.CO) despenca 9% e é um dos principais destaques de queda no dia. Na temporada de resultados, o mercado aguarda a divulgação dos números da gigante francesa L’Oreal (OREP.PA).

Ásia e Oceania
Desempenho misto na região neste dia enquanto o cenário político local segue focado nas tensões entre os EUA e a Coreia do Norte e a turnê do vice-presidente americano Mike Pence pelo continente asiático. Na segunda parada de sua visita, Pence se encontrou com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

O índice Nikkei do Japão fechou o dia em alta de 0,35%, com destaque positivo para o setor bancário, enquanto na Coreia do Sul o Kospi subiu 0,13%, puxado principalmente pelas empresas tecnológicas. Na Austrália, por sua vez, o ASX 200 caiu 0,9%, enquanto na China o desempenho também foi negativo, com queda de 0,79% em Shanghai e de 0,61% em Shenzhen. Por fim, em Hong Kong, o Hang Seng recuou 1,39%.

Dê a sua opinião!

0 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.