Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,116% 7.850 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Impeachment contra presidente da Coreia do Sul é aprovado, mercado local reage em queda

Impeachment contra presidente da Coreia do Sul é aprovado, mercado local reage em queda
(Wikimedia Commons)

Por 234 votos a favor e 56 contra, a presidente da Coreia do Sul foi impedida pelo legislativo local

SÃO PAULO – O processo de impeachment contra a presidente da Coreia do Sul Park Geun-Hye foi aprovado pelo Parlamento local por uma larga margem de 234 votos favoráveis e apenas 56 contrários. O novo líder de governo será o primeiro-ministro Hwang Kyon-Ahn até que o Tribunal Constitucional do país ratifique ou invalide a decisão do legislativo.

Essa definição pode levar até seis meses, e, nesse período, Park ainda poderá viver na residência presidencial e receber salário de presidente, situação semelhante à vivida pela ex-presidente Dilma Rousseff no Brasil após a aprovação da abertura processo de impeachment no Senado Federal e antes da aprovação final do processo também na casa legislativa.

Entenda a Crise
Park é a primeira presidente democraticamente eleita no tigre asiático que não completará seu mandato por conta de um impeachment. Eleita com fama de ser uma pessoa incorruptível, a filha do ditador Park Chung-Hee cai em meio a um escândalo envolvendo Choi Soon-Sil, que é uma de suas amigas mais próximas.

Choi é acusada de ter utilizado sua relação com a governante para influenciar decisões políticas e também enriquecer. Após a revelação dessa relação, Choi foi detida e milhões foram às ruas em protesto contra a presidente coreana. Até deputados do partido de Park votaram a favor de seu impedimento. O principal índice de mercado de Seul, o Kospi fechou a sexta-feira (9) em queda de 0,31%.

Dê a sua opinião!

0 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.