Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,149% 7.848 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

“Há um sentimento de otimismo no mercado”, diz executivo; saiba onde investir

“Há um sentimento de otimismo no mercado”, diz executivo; saiba onde investir
(Shutterstock)

Para especialista em investimentos, mesmo com bagunça política, o mercado financeiro tem encontrado caminho de alta

SÃO PAULO – 2017 não pode ser considerado, até agora, um ano ruim para quem investe em ações, especialmente nos EUA. Os mercados em Wall Street têm alcançado máximas históricas sequenciais neste ano, em um movimento bastante otimista. Para Arthur Bauch, sócio-fundador da Privatam Financial Group em Mônaco, mesmo com as altas atuais, a tendência ainda é positiva.

“Há um sentimento de otimismo no mercado financeiro em relação à presidência de Donald Trump, especialmente na questão do corte de regulações e taxas para as companhias. Isso é visto de maneira muito positiva pelos investidores”, pontua o executivo. Arthur ressalta, no entanto, que o comportamento errático do líder americano ainda é uma incógnita e ainda paira um medo de que ele possa tomar posicionamentos mais intervencionistas ou então entrar em uma guerra comercial e diplomática com outras nações.

Já na Europa, o momento econômico é positivo, com as grandes economias locais finalmente encontrando um caminho para um crescimento mais robusto. Nesse sentido, um dos destaques positivos é a Espanha, que conseguiu crescer com vigor no ano passado. A Alemanha e a França também têm conseguido achar um caminho mais forte nos últimos tempos, o que anima os investidores nestes mercados.

Contudo, ainda paira sobre o Velho Continente um grande risco político, aponta o executivo, principalmente por conta das eleições na França e na Alemanha. Na França, a candidata de extrema-direita Marine Le Pen já é dada como garantida no segundo turno, mesmo que, no momento, o favorito para ganhar seja o centrista Emmanuel Macron, que seria um nome muito mais bem digerido pelo mercado. Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel era dada como vitoriosa garantida até algumas semanas, no entanto, a situação não é mais esta neste momento. Mesmo assim, ele pontua que as pesquisas se mostraram incorretas em um passado recente e que os investidores não devem tomar decisões apenas pensando nelas.

Arthur explica que uma potencial saída da França da União Europeia seria muito mais catastrófica do que está sendo a do Reino Unido. Primeiro porque os impactos da saída britânica ainda nem foram sentidos, uma vez que as negociações oficiais do país com o bloco continental só começam em março. Além disso, a França é um membro fundador do grupo e faz parte ainda da Zona do Euro, moeda que também é rejeitada por Marine Le Pen. Assim, uma saída de Paris do bloco acarretaria em uma perda de credibilidade imensa da União Europeia.

E como o investidor deve se posicionar neste momento? Para o executivo, as pessoas que estão começando agora a investir internacionalmente devem fugir do stock picking. “Não faz sentido escolher as ações individualmente no início. Aplicar em ETFs (Exchange Traded Funds) me parece uma estratégia mais inteligente para acompanhar as tendências do mercado, ou então em fundos e produtos estruturados que tenham boas recomendações”, finaliza Arthur.

Quer saber como você pode investir no exterior de maneira legal e segura? Clique aqui para participar de aula gratuita sobre o assunto!

Dê a sua opinião!

9 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.