Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,127% 7.849 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Expert em finanças explica principal vantagem em investir no exterior

Expert em finanças explica principal vantagem em investir no exterior
(Shutterstock)

Para professor, a maior parte das pessoas não vê a aplicação internacional da maneira correta

SÃO PAULO – Investir fora do país de origem parece ser uma tendência consolidada nos países desenvolvidos. Nos EUA, por exemplo, é extremamente comum que investidores busquem retornos mais interessantes em mercados estrangeiros. Essa é uma forma, inclusive, de se proteger o patrimônio. No entanto, no Brasil, a imensa maioria dos investidores não aplica fora do cenário doméstico.

Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper, explica que o principal ponto que o investidor deve ter em mente na hora de aplicar fora do Brasil é a segurança que ele conseguirá. “Esse é um conceito difícil de entender, muitas vezes as pessoas pensam em aplicar fora para ganhar mais rentabilidade, mas isso não irá acontecer necessariamente. O principal aspecto de investir nos EUA, por exemplo, está na maior segurança que o mercado do país proporciona ao investidor”, explica o professor.

O especialista explica que, como os EUA são uma economia mais desenvolvida que a nossa, é natural que os retornos ao aplicar lá não sejam tão arrojados quanto os que podem aparecer aqui. Contudo, existe uma segurança institucional maior no país do que há no Brasil. Além disso, manter parte do patrimônio em dólar pode ser uma estratégia especialmente interessante para quem conta com as despesas dolarizadas.

“O risco de investir na bolsa brasileira, em empresas nacionais, é maior do que o de investir em empresas americanas. O investidor deve manter isso sempre em mente. Os investidores americanos e europeus vêm ao Brasil buscando aplicações mais agressivas, enquanto nós devemos olhar para esses mercados como alternativas mais conservadoras e seguras. Isso vai totalmente contra o senso comum de que enviar dinheiro para fora é algo obrigatoriamente arrojado”, crava.

Dê a sua opinião!

6 1
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.