Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq 0,126% 7.432 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Especialista explica como diversificar patrimônio de maneira eficiente

Especialista explica como diversificar patrimônio de maneira eficiente
(Divulgação)

Para o planejador financeiro Sérgio Ferreirinha, é possível diversificar a carteira de investimentos não apenas aplicando dentro do Brasil, mas também investindo no exterior

SÃO PAULO – A palavra de ordem na hora de investir é diversificar – e os especialistas concordam. Afinal, com uma boa diversificação, é possível não apenas mitigar os riscos de investir, como também aproveitar diferentes oportunidades e momentos do mercado. De acordo com Sérgio Ferreirinha, planejador financeiro e sócio da empresa de investimentos Cappoz, o investidor precisa ficar muito atento a esse conceito para maximizar seus investimentos.

Para o especialista, uma boa ideia para muitas pessoas é internacionalizar seus investimentos. “Ao aplicar fora do Brasil, as pessoas conseguem resolver dois problemas ao mesmo tempo: o primeiro é o risco cambial ao garantir a aplicação em moedas menos voláteis que o real, como é o caso do dólar, e o segundo é o risco soberano, também chamado de risco país”, pontua Ferreirinha.

O Brasil é um país muito instável e, mesmo que a economia de fato melhore em um futuro próximo, nada garante que, no médio e longo prazo, a economia local não passe por outro ciclo recessivo ou instabilidade. Assim, a estratégia mais garantida é, justamente, não colocar todos os ovos em uma cesta e buscar oportunidades diferentes, explica o planejador.

Uma tendência que o especialista vê cada dia mais forte é a do fortalecimento dos ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos que acompanham índices de mercado e garantem uma boa diversificação com baixas taxas para os investidores. Vale lembrar que o próprio megainvestidor americano Warren Buffett divulgou em carta que recomenda para sua esposa o investimento em um ETF que segue o S&P 500 como uma boa forma de estar exposta aos mercados americanos. Outra grande vantagem dos tempos atuais é a facilidade com que a internet permite que as pessoas façam seus investimentos no exterior de maneira completamente segura, barata e legal, pontua ainda Ferreirinha.

Quer saber como você pode investir no exterior de maneira legal e segura? Clique aqui para participar de aula gratuita sobre o assunto!

Dê a sua opinião!

6 1
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.