Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq 0,126% 7.432 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Dow Jones superou os 20 mil pontos; o que esperar no mercado agora?

Dow Jones superou os 20 mil pontos; o que esperar no mercado agora?

Apesar de ser uma marca bastante significativa, ela apresenta poucos efeitos práticos, acredita colunista

SÃO PAULO – Nesta semana, o Dow Jones superou uma barreira histórica, fechando pela primeira vez na história em um patamar acima dos 20 mil pontos. No entanto, e agora? O que acontece com o índice das gigantes americanas? É isso que questiona o colunista do site americano Motley Fool Daniel Kline.

Ele explica que, historicamente, quando o índice supera estas barreiras, costuma acontecer um leve recuo no curto-prazo. No entanto, não há garantia de que isto se tornará realidade desta vez por conta do principal driver do rali atual, que começou com a eleição de Donald Trump. Desde então, o presidente dos EUA já apontou que pretende cortar impostos e liberar a regulação. Ele ainda chamou várias personalidades de Wall Street e executivos para compor seu gabinete, incluindo o então CEO (Chief Executive Officer) da ExxonMobil (XOM.N) Rex Tillerson para o cargo de secretário de estado.

Esses movimentos podem ser debatidos sob um viés político, mas, definitivamente, animaram o mercado. Assim, uma vez que não há nenhuma mudança significativa na percepção dos próximos passos da administração Trump, não há motivos para acreditar no final do rali neste momento. Um choque de realidade poderia acabar com esse otimismo, contudo, não há como saber se o novo presidente será bem-sucedido em sua empreitada ou não e, no momento atual, os investidores parecem apostar suas fichas nele.

Barreira psicológica
O colunista ainda afirma que, em termos práticos, os 20 mil pontos não significam nada, são só um número redondo e, assim, uma marca mais fácil de ser celebrada. Da mesma forma que absolutamente nada muda em seu carro quando ele vai dos 19.999 quilômetros rodados para os 20 mil, nada muda no mercado. A barreira psicológica serve, contudo, para fazer as pessoas se lembrarem de investir e de seus investimentos, para assim saber se sua situação anda boa na bolsa.

Recordes são batidos mais rapidamente
Vale lembrar que, a cada ano que passa, o Dow Jones consegue superar barreiras de mil pontos mais rapidamente. De seu lançamento em 1896 até a primeira vez chegando nos quatro dígitos foram 66 anos, batidos apenas em 1972. Desde então, o benchmark tem avançado cada vez mais rápido, chegando nos 15 mil em maio de 2013, enquanto os 19 mil foram atingidos há apenas um mês. Os 10 mil, por sua vez, aconteceram em março de 1999, o que, para o tempo total do índice, é algo bastante recente. Com isso, mesmo sendo divertido ver o índice chegando nessa nova casa, na prática isso não muda nada para os investidores.

Dê a sua opinião!

7 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.