Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq 0,027% 7.424 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Chances da Escócia sair do Reino Unido são de 40%, diz banco de investimentos

Chances da Escócia sair do Reino Unido são de 40%, diz banco de investimentos
(Shutterstock)

Parlamento local já aprovou um pedido de referendo para decidir sobre a saída ou permanecimento na nação britânica

SÃO PAULO – O parlamento escocês aprovou um pedido de referendo para a independência da nação em relação ao Reino Unido na última terça-feira (28). No entanto, mesmo com a aprovação, as chances de o país de fato se separar de Londres são de apenas 40%, aponta o banco de investimentos Berenberg.

A empresa prevê uma chance de 70% de haver um novo referendo até 2020, mas com uma chance de aprovação de apenas 40%. A primeira-ministra escocesa Nicola Surgeon na semana passada fez o pedido de referendo para acontecer entre o final de 2018 e o começo de 2019, enquanto a primeira-ministra britânica Theresa May disse que bloquearia qualquer pedido até a nação sair da União Europeia formalmente, o que deve acontecer em 2019.

May tem o poder de garantir ou vetar qualquer referendo no Reino Unido. O Berenberg pontua que, desde o primeiro referendo em 2014, a aprovação para permanecer com Londres continua em de 47%, enquanto 42% da população aprovaria a independência.

Especialistas políticos afirmam que, apesar de ter o poder político para barrar o pedido de referendo, seria uma catástrofe política da parte da primeira-ministra britânica segurá-lo por tempo não determinado.

Vale lembrar que o pedido de um novo referendo acontece na sequência da votação pela saída do Reino Unido da União Europeia. Em 2014, um dos principais argumentos para a Escócia permanecer na atual união de países foi o de continuar atado ao bloco europeu e, consequentemente, a seu mercado comum. Quando houve o referendo pela saída da União Europeia em 2016, a Escócia votou massivamente contra essa decisão.

Dê a sua opinião!

1 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.