Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,072% 7.854 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Apuração encerrada: Hillary teve quase 3 milhões de votos a mais do que Trump

Apuração encerrada: Hillary teve quase 3 milhões de votos a mais do que Trump
(Shutterstock)

Já no sistema de colégios eleitorais, democrata ficou com apenas 227 votos; para vencer, são necessários 270 indicações

SÃO PAULO – Finalmente foram divulgados os dados finais da apuração da eleição presidencial dos EUA que aconteceu no dia 8 de novembro. A candidata democrata Hillary Clinton recebeu quase 3 milhões de votos a mais que seu adversário, o republicano Donald Trump.

O sistema de colégios eleitorais e voto indireto no país, no entanto, foram o que garantiu a eleição de Trump, que acabou com 62,97 milhões de votos, contra 65,84 milhões de Clinton. O republicano, contudo, encerrou o pleito com 304 votos no colégio eleitoral, contra 227 da democrata – são necessários 270 votos no colégio eleitoral para ser nomeado presidente dos EUA.

Após a divulgação dos números, Trump, em seu estilo característico de se comunicar, comentou no Twitter que teria saído vitorioso mesmo se o eleito fosse definido pela pessoa com mais votos no total, uma vez que teria elaborado sua campanha de uma maneira diferente.

O empresário ainda destacou que sua adversária focou nos estados errados e que a sua campanha, com muito menos recursos, conseguiu se sagrar vitoriosa. Desde o encerramento das eleições, os mercados dos EUA seguem em um forte rali de alta. Trump já nomeou boa parte de seus assessores, sendo muitas delas escolhas polêmicas, incluindo o CEO (Chief Executive Officer) da ExxonMobil Rex Tillerson para o cargo de Secretário de Estado.

Dê a sua opinião!

3 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.