Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,046% 7.826 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

Após eleições na França, agora é hora de comprar ações na Europa; entenda

Após eleições na França, agora é hora de comprar ações na Europa; entenda
(Shutterstock)

Para colunista, o risco do populismo avançar no continente europeu está bastante mitigado no curto prazo

SÃO PAULO – O primeiro turno apertado nas eleições francesas produziu um resultado melhor que o esperado pelos investidores: um segundo turno entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen no próximo dia 7 de maio. Não que o mercado goste de qualquer cenário envolvendo a segunda candidata, que é contra o euro e a União Europeia, além de estar em um partido que ainda conta com um histórico de apoiar o nazismo, no entanto o colunista Howard Gold do site MarketWatch destaca que a boa notícia é que as chances dela vencer são baixas e os investidores já estão contando com uma vitória de Macron.

Quer aprender a investir no exterior? Confira estes dois módulos grátis e faça seus investimentos

Para Gold, isso significaria o fim de um risco político nas grandes democracias europeias. Atualmente, as pesquisas indicam que o candidato centrista conta com uma vantagem de 64% nas intenções de votos e, até o momento, as pesquisas têm se mostrado confiáveis no país. Como um outsider, Macron consegue mitigar o voto anti-establishment em Le Pen.

Macron, que foi o ministro da economia do país por dois anos, não é categorizado na escola dos velhos políticos franceses. Com apenas 39 anos, ele é casado com uma professora 25 anos mais velha que ele e estudou em algumas das instituições mais conceituadas da nação europeia. Assim, ao votar nele, muitos franceses estão escolhendo um candidato também “anti-establishment” mas que não vem com a pesada bagagem de Le Pen.

Caso seja eleito, ele deve vir com uma plataforma de reformas favorável aos negócios e ainda com a intenção de manter o país dentro da União Europeia. A França e a Alemanha são os dois pilares de sustentação do grupo e do euro e, caso um dos dois decida sair, provavelmente o bloco inteiro colapsaria.

Por isso, não é surpresa notar que os mercados locais e nos EUA disparam nesta segunda-feira (24). Para o colunista, contudo, este é mais que um rali de alívio. Após o Brexit e a eleição de Trump, o populismo parecia estar em alta e a Europa particularmente vulnerável, mas então veio a eleição na Holanda, outra grande fiadora da União Europeia e do Euro e o populista Geert Wilders ficou longe de conseguir o cargo de primeiro-ministro.

Na Alemanha, o partido da chanceler Angela Merkel também aparece na liderança para o pleito em setembro. E, no Reino Unido, espera-se uma retumbante vitória do partido conservador de Theresa May no dia 8 de junho. Apesar de isso trazer mais força para uma negociação mais dura no Brexit, o movimento também traria mais clareza ao mercado.

Vale lembrar que Macron ainda não venceu o pleito, primeiro precisa passar pelo segundo turno. Gold pontua, contudo, que a menos que um enorme desastre ou revelação surjam nas próximas semanas, ele é, sim, o franco favorito.

Ainda há muito risco geopolítico no mundo, tanto na Coreia do Norte e na Síria quanto no próprio continente europeu, com a Rússia ameaçando a Ucrânia e os países bálticos – além da questão da dívida na Itália e na Grécia. Mas, para o colunista, parece claro que o risco político nas democracias europeias está praticamente fora da mesa e, com os múltiplos bastante baixos, agora é um ótimo momento para voltar a comprar ações na Europa.

Dê a sua opinião!

0 1
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.