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3 razões pelas quais a Snap está mais para Facebook do que Twitter

3 razões pelas quais a Snap está mais para Facebook do que Twitter
(Shutterstock)

Para especialista, empresa está no sucesso para ser mais um caso de sucesso entre as redes sociais

SÃO PAULO – Como outros IPO (Initial Public Offerings) do setor, o lançamento da Snap Inc. (SNAP.N) acontece com bastante risco, aponta o colunista Jeremy Bowman do site Motley Fool. A empresa conta com apenas dois anos de dados financeiros e muito potencial, apesar de inseguranças. Mesmo o Facebook (FB.OQ) sendo um enorme sucesso desde seu IPO, outras empresas como o Twitter (TWTR.N), por exemplo, se mostraram um enorme fracasso. A Snap estaria mais para o primeiro ou o segundo caso? Para Bowman, a resposta é que a empresa está mais para Facebook do que para Twitter.

1 – Forte crescimento
Mesmo que a empresa tenha um histórico bastante curto, suas receitas dispararam 589% entre 2015 e 2016, indo de US$ 58,7 milhões para US$ 404,5 milhões. No mais recente trimestre, a alta na receita ficou em 406%, chegando a US$ 165,7 milhões.

Esse é um crescimento muito mais rápido do que o apresentado pelo Twitter quando tinha o mesmo tamanho. Na mesma época, o crescimento da receita da rede ficou em 106% enquanto em um ano antes de seu IPO, o Facebook viu seus números subirem em 88%, mas eles já eram, na época, muito mais robustos, em US$ 3,7 bilhões.

A base de usuários ativos diariamente do Snapchat, por sua vez, já é maior que a do Twitter atualmente. A primeira rede conta com 161 milhões de pessoas, enquanto a segunda registra 140 milhões.

2 – Liderança
Por trás dos problemas com queda de receitas e falta de lucros no Twitter, existe uma verdadeira dança das cadeiras em sua liderança. Até o momento do IPO, a rede social já havia contado com três diferentes CEO (Chief Executive Officers) e desde seu lançamento no mercado houve outra mudança, com a volta de Jack Dorsey em 2015. Além disso, outros postos chave da companhia também passaram por mudanças recentes.

A Snap Inc., enquanto isso, conta com muito mais consistência. Seus dois fundadores seguem em posições principais, com Evan Spiegel sendo seu CEO e Robert Murphy seu CTO (Chief Technology Officer). Essa estabilidade lembra o Facebook, que conta com o mesmo CEO desde sempre e cuja COO (Chief Operating Officer) está em seu cargo desde 2008.

3 – Engajamento em anúncios
Por fim, o Snapchat conseguiu sucesso em algo que o Twitter não conseguiu até hoje: engajamento com anúncios. Enquanto a rede de microblogs não conseguiu resolver essa situação, como o Snap é basicamente em vídeos, existem várias oportunidades de atrair anunciantes, inclusive criando filtros específicos para produtos ou lançamentos, por exemplo.

As empresas têm gostado dos resultados. Um filtro do Taco Bell, por exemplo, foi visto 224 milhões de vezes. Além disso, também são anunciados vídeos entre as histórias de usuários, de forma que as pessoas podem estar mais expostas a marcas. Enquanto a empresa não consegue mirar tão bem seus anúncios quanto o Facebook, ela oferece uma plataforma bastante única de atingir o público.

Claro que a empresa ainda tem vários riscos, mas, para o colunista, ela tem muito mais chance de se tornar um grande sucesso do que um fracasso retumbante como alguns de seus concorrentes.

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Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

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