Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -1,120% 7.713 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

3 empresas que estão enrascadas caso Trump consiga tarifa contra o México

3 empresas que estão enrascadas caso Trump consiga tarifa contra o México
(Shutterstock)

Intenção do presidente americano é aumentar as taxas sobre os produtos de origem mexicana

SÃO PAULO – Quando Donald Trump foi eleito em novembro, o mercado de ações subiu forte com o otimismo do mercado crescendo com a expectativa de que um governo republicano ajudaria a passar reformas pró-mercado, como cortes de taxas e regulações, por exemplo. Contudo, em sua primeira semana, o novo presidente já declarou querer criar uma tarifa de 20% em bens importados do México, em um protecionismo que vai contra a posição histórica de Wall Street.

Ainda não está claro como essa tributação seria posta em prática ou mesmo se ela realmente existiria, mas a população mexicana já começou a boicotar produtos e empresas americanas. O colunista do site Motley Fool Jeremy Bowman lista três empresas que podem se prejudicar seriamente com este estremecimento das relações entre os EUA e o México.

1 – Chipotle Mexican Grill (CMG.N)
A maior rede de comida mexicana dos EUA pode não ter ligação direta com o México, mas ainda assim é afetada pelas políticas econômicas referentes ao país. Isso acontece porque a nação da América do Norte é responsável por exportar praticamente metade das frutas e vegetais frescos consumidos nos EUA, incluindo mangas, tomates e abacates. O México é o maior produtor do mundo da terceira fruta, sendo responsável por dois terços do consumo nos EUA.

A Chipotle seria um dos principais negócios afetados por altas no preço do abacate, principalmente quando se leva em conta que um terço de seus gastos é em alimentos. Enquanto os preços de commodities como a carne, por exemplo, caíram bastante, a recente alta no preço da fruta vem preocupando a direção da empresa, abocanhando parte de seus lucros. Uma taxa de importação subiria ainda mais o preço do abacate, o que seria uma péssima notícia para a cadeia de comida mexicana.

2 – Wal-Mart (WMT.N)
Fora dos EUA, nenhum país é tão importante para a rede varejista quanto o México. Cerca de um quinto das lojas da empresa estão no vizinho americano, além disso a companhia ainda importa muitos produtos do país. A empresa foi investigada por acusações de corrupção há alguns anos e, agora, parece ser o principal alvo de um boicote por parte de companhias mexicanas. Com 2.379 unidades, o Wal-Mart é a maior cadeia de varejo do México, mas a animosidade entre a população e a companhia parece estar subindo.

3 – Constellation Brands (STZ.N)
A empresa que mais seria afetada por uma tarifa de importação seria a Constellation Brands, uma distribuidora de álcool que possui os direitos das marcas de cerveja Corona e Modelo, que são produzidas no México e distribuída nos EUA. Os papéis da companhia caíram cerca de 4% após o anúncio da taxa feito por Trump. A empresa já tem se programado para não aumentar seus preços em um cenário que a tarifa entre na prática, incluindo comprar mais ingredientes nos EUA, como gás natural e embalagens, de modo a reduzir os custos. A Constellation também considera transferir sua importação para os EUA. Vale lembrar que as cervejas mexicanas têm encontrado bastante espaço e crescimento nos EUA nos últimos tempos e, assim, uma taxa desse tipo detonaria seus negócios.

Dê a sua opinião!

2 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.