Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -0,046% 7.826 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro R$ 4,040
Veja Mais

23 países representam 91% do mercado de ações do mundo; Brasil não está na lista

23 países representam 91% do mercado de ações do mundo; Brasil não está na lista
(Shutterstock)

De acordo com estudo do Credit Suisse, a participação dessas nações era ainda maior no final do século XIX

SÃO PAULO – Em 1899 o Reino Unido tinha como soberana a Rainha Vitória, enquanto a Rússia era governada pelo Czar Nicolau II, os EUA ainda estavam no seu vigésimo quinto presidente e a Alemanha não era um país unificado nem há trinta anos. Notavelmente, todos esses países eram os maiores mercados de ações do mundo, aponta o site Business Insider.

O Credit Suisse recentemente divulgou um estudo que olha para a história de investimentos dos últimos 117 anos em 23 países. Entre as nações analisadas estão os EUA, o Canadá, dez nações da Zona do Euro (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal e Espanha), seis nações europeias que não são da Zona do Euro (Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Rússia, Suécia e Suíça), quatro mercados da região da Ásia-Pacífico (Austrália, China, Japão e Nova Zelândia) e a África do Sul.

No final de 1899, o mercado britânico era o maior do mundo, sendo responsável por 25% do mundo, ele era seguido pelo americano com 15% e pelo alemão com 13%. O mercado dos EUA superou o do Reino Unido ao longo do século XX e hoje representa 53,2% do total da capitalização. O Japão, no entanto, também já ocupou o primeiro lugar: no início da década de 1990, ele era responsável por 45% da capitalização do mundo.

Esses 23 países marcavam 98% do mercado de ações do mundo em 1900 e agora eles seguem representando 91% do universo de investimentos. A mudança na relevância de cada mercado tem bastante relação com o cenário geopolítico mundial.

Quer saber como você pode investir no exterior de maneira legal e segura? Clique aqui para participar de aula gratuita sobre o assunto!

Dê a sua opinião!

2 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.